domingo, 13 de setembro de 2009

CONTEÚDO 8º ANO - 3º BIMESTRE

América pré-colombiana e colonização

Estudaremos as formas de colonização implantadas pelos europeus e as diferenças no nível de desenvolvimento dos países que se explica pelo tipo de colonização adotados nessas terras. Também analisaremos as diferenças no desenvolvimento econômico, político e social nos países da América Latina.

•América Central

Analisaremos o desenvolvimento dos países da América Central e sua dependência com os Estados Unidos. Ao estudarmos sobre Cuba, mostraremos as diversas facetas do sistema socialista no país; avanços sociais, como a eliminação do analfabetismo e desenvolvimento do setor da saúde, que caminham lado a lado com o autoritarismo e a economia centralizada, o que dificulta o desenvolvimento da ilha.

•América do Sul

Inicialmente estudaremos a divisão da América do Sul, pois embora os países sul-americanos possuam traços culturais similares, como a língua espanhola e a latinidade, em termos geográficos cada região apresenta peculiaridade.Analisaremos também o desenvolvimento dos países da América do Sul.

•Desenvolvimento socioeconômico da América Latina

Tentaremos compreender as conseqüências da colonização de exploração para os países latinos americanos. É relevante que os alunos percebam que superar os problemas econômicos da região primeiro é necessário que se resolvam os problemas sociais que ocorrem como: analfabetismo, concentração de renda, desemprego, fome , falta de moradia, favelização, violência urbana e criminalidade, entre outros.



Sugestões de livros para enriquecer seu conhecimento:

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1993.

SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 1998.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.



Trabalho do bimestre (2,0) - Individual ou em duplas/ Manuscrito/ Entregar no dia da Avaliação Oficial:

Pesquisar sobre as áreas de conhecimento dominadas pelos povos pré-colombianos, como astronomia, agricultura, construção e medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário