terça-feira, 29 de setembro de 2009

PEGADA ECOLÓGICA

A expressão Pegada Ecológica é uma tradução do Inglês ecological footprint e refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população.

O termo foi primeiramente usado em 1992 por William Rees, um ecologista e professor canadiano da Universidade de Colúmbia Britânica. Em 1995, Rees e o co-autor Mathis Wackernagel publicam o livro chamado Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth.

A Pegada Ecológica é atualmente usada ao redor do globo como um indicador de sustentabilidade ambiental. Pode ser usado para medir e gerenciar o uso de recursos através da economia. É comumente usado para explorar a sustentabilidade do estilo de vida de indivíduos, produtos e serviços, organizações, setores industriais, vizinhanças, cidades, regiões e nações.

A Pegada Ecológica de uma população tecnologicamente avançada é, em geral, maior do que a de uma população subdesenvolvida.

Fonte: Wikipédia

Calcule a sua Pegada Ecológica, e depois deixe um comentário sobre o resultado!!!

3 comentários:

  1. eu precisaria de 3 planetas,fiquei surpresa em saber que sou muito consumista, rsrs.

    ResponderExcluir
  2. E eu pensando que pegada ecológica era sair com a professora de ciências... tsc tsc tsc...

    ainda bem que posso contar com seu blog, fessora!
    abraço, e visita o meu: www.sobretudo2009.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo seu blog.

    Minha pegada ecologica e de 0.65, pois acredito que todos temos de acordar para a realidade ambiental que vivemos em nosso tempo.

    Continue nessa missao da Educacao Ambiental. E nosso dever de educadores.

    Abraco,

    Prof. Maurilio

    ResponderExcluir